Os produtores rurais que trabalham no sul do estado da Bahia estão adotando a tecnologia blockchain para rastrear e certificar a produção, conforme noticiou o portal Notícias Agrícolas.

O grupo formado por IG Sul da Bahia, Cooperativas Associadas (entre elas Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia- COOPESSBA, Cooperativa de Pequenos Produtores de Cacau, Mandioca e Banana do Centro da Região Cacaueira – COOPERCENTROSUL, Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências-  COOPFESBA) e o Centro de Inovação do Cacau-CIC são as entidades que participam da iniciativa.

Com apoio do Governo do Estado da Bahia, o programa Bahia Produtiva/SDR-CAR busca levar mais qualificação também aos produtores.

A IG Sul da Bahia também instituiu um regulamento para padronizar a produção de cacau no país, e agora vai rastrear a produção com a tecnologia blockchain através de uma parceria com a Bleu Empreendimentos Digitais.

Os produtores vão poder acessar a plataforma blockchain em breve, quando ela será lançada na Google Play Store. Cristiano Sant’ana, diretor-executivo da IG, diz no texto:

“A parceria inédita da Associação Cacau Sul da Bahia a Bleu Empreendimentos Digitais proporcionará a transparência na relação com o consumidor que está cada vez mais ativo na busca por informações sobre a origem dos alimentos que consome”

Ele também diz que o objetivo é “transformar a Região Sul da Bahia em referência nacional e internacional em cacau de qualidade superior”.

Outra executiva envolvida no empreendimento, Adriana Reis, gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau, destaca:

“Esse sistema garante a rastreabilidade de cada lote registrado e a comprovação da origem. A indicação Geográfica tem um compromisso com a responsabilidade, a transparência, a segurança e a qualidade. Esses são os pontos chaves dessa tecnologia, que garante um produto saudável, oriundo de uma região de grande relevância ambiental, que cumpre seu papel com a legislação, respeita as questões trabalhistas e sociais. Temos muito o que avançar, mas estamos assumindo a vanguarda de um processo inovador e que agrega valor à cadeia produtiva do cacau e do chocolate e permite acesso a novos mercados”

Como noticiou o Cointelegraph Brasil, o governo da Bahia lançou uma outra iniciativa para a produção de cacau em blockchain em fevereiro de 2020, destinando recursos para os produtores investirem na digitalização da produção.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/cocoa-farmers-in-southern-bahia-adopt-blockchain-to-track-production

Mais lidas

TODO PRODUTO CARREGA UMA HISTÓRIA

Conheça a história de alguns produtos que já usam o rastreamento do Genio.

O inesquecível marmorizado de um bife wagyu temperado com flor de sal R$90...
Recebido hoje pela manhã...
Criado em Maringá com massagens, cerveja e sakê.
Que delícia esse sashimi de atum azul feito pelo chef Sakamoto
que chegou hoje de manhã e foi pescado às 21h35
Aos 20'50'S de latitude e 40'43'W de longitude, hein?
Sua sala vai ficar linda com essa cadeira feita com pinus de reflorestamento
extraídos aos 22 anos de plantio
a 700m da floresta de Ibaiti - SP
Olha como veste bem essa camisa comprada no shopping
produzida com respeito aos trabalhadores
com matérias-primas que respeitam a natureza
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar
Rejeitar